top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitoral Contabilidade

Receita Federal emite alerta urgente para os brasileiros

A Receita Federal emitiu um alerta urgente para os brasileiros. Confira as orientações e precauções necessárias.


Foto: Agência GOV


A Receita Federal abriu um alerta para os cidadãos sobre possíveis golpes realizados por pessoas que se fazem passar por servidores da instituição. De acordo com o órgão, nenhum servidor irá até as residências dos contribuintes para realização de atendimentos.

Assim, a forma principal de comunicação da Receita com os contribuintes tem sido por meio de canais virtuais, como seu próprio site, o Portal e-CAC ou o Chat RFB. O atendimento presencial é feito somente em unidades específicas da Receita ou em entidades parceiras.


Procedimentos contra possíveis fraudes


A Receita Federal explica que, em casos de intimação, um auditor-fiscal pode comparecer à residência do contribuinte. Então, nesse caso, o profissional deve apresentar sua identificação e também um Termo de Intimação. Esse termo pode ser consultado no site oficial da Receita Federal, além de também ser possível checar a autenticidade do mesmo no portal.


Dessa forma, o órgão orienta que, caso os contribuintes suspeitem de uma tentativa de golpe ou atividade fraudulenta, eles devem procurar uma autoridade policial. Vale lembrar que se alguém se passar por um auditor-fiscal sem os devidos documentos, é um indicativo de atividade irregular e pode ser classificado como tentativa de fraude.


Receita Federal: Indícios de atividades suspeitas


Ainda, a Receita Federal orienta que qualquer movimentação suspeita deve ser relatada imediatamente para as autoridades competentes. Então, a vigilância e conscientização dos contribuintes são primordiais para evitar qualquer tipo de inconveniente e perda financeira causada por esses golpes

0 comentário
bottom of page