Buscar
  • Litoral Contabilidade

MERCADO DE TRABALHO EM 2021: 26 PROFISSÕES QUE ESTARÃO EM ALTA (E OS RESPECTIVOS SALÁRIOS)

Com as demandas criadas pela pandemia, área de tecnologia e finanças devem concentrar as maiores oportunidades de carreira em 2021.


A chegada da pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de desafios para 2020. A economia como um todo sofreu: o PIB do Brasil chegou a registrar um tombo de 9,7% no segundo trimestre – o maior da história. E no mercado de trabalho não foi diferente: em decorrência da crise econômica, a taxa de desemprego bateu o recorde de 14,6%, segundo a pesquisa de emprego do IBGE. Milhões de profissionais ficaram sem emprego, e milhares de empresas fecharam as portas.


Os efeitos econômicos respingaram em todos os setores, com impactos em diversas profissões. Naturalmente, alguns setores sofreram menos que outros. No mercado financeiro, por exemplo, há muitas oportunidades para 2021, mas setores como o de serviços enfrentam um processo de recuperação mais lento.


A expectativa é que o mercado de trabalho encerre 2021 com resultados melhores do que os de 2020, mas os profissionais ainda vão encontrar desafios. Economistas acreditam que a taxa de desemprego deve subir nos próximos meses em função do fim do auxílio emergencial, do orçamento apertado das famílias devido à crise e do possível afrouxamento das restrições de circulação – que levará milhões de brasileiros, que hoje não integram as estatísticas de emprego, a procurar Emprego, pressionando a taxa para cima.


“O ano de 2020 foi de fases. Começamos o ano bem e a expectativa para o mercado de trabalho era positiva. A pandemia chegou, o isolamento social foi decretado e os meses seguintes foram bem difíceis. O mercado teve que se adaptar ao home office, às demissões, entre outras coisas.


A palavra para 2020 foi incerteza. Por isso, 2021 tem tudo para ser melhor, mas o mercado de trabalho seguirá em processo de retomada”.


O ano de 2021 será de transição entre a crise que o país está vivendo e uma etapa de retomada, provavelmente mais consistente após a chegada de uma vacina. “Quem vai buscar emprego ou recolocação precisará ser resiliente e se requalificar – seja tecnicamente ou no desenvolvimento de soft skills [habilidades comportamentais] – atualizar os conhecimentos para estar alinhado ao momento. Tudo está mudando muito rápido”.


Após um ano tão desafiador como 2020, quais serão as profissões mais demandadas no mercado de trabalho? Segundo alguns recrutadores e consultorias, algumas profissões devem estar em alta em 2021.


O setor de tecnologia é o de maior destaque para 2021. Com a pandemia, as inovações e os processos digitais foram acelerados.


“O isolamento social mudou o comportamento do consumidor. De casa, todo mundo queria entrega rápida, delivery, serviços digitais. Embora esse processo tenha começado pré-crise, foi acelerado pela pandemia, se consolidou e não tem volta. A digitalização foi generalizada: no varejo, no mercado financeiro, nos serviços. A tecnologia se destaca porque transita por todos os setores. Como consequência, o nível de demanda pelos profissionais de tecnologia, como cientistas de dados e engenheiros de softwares, atingiu um patamar nunca visto antes”.


Observa se também, uma alta demanda por profissionais de cloud (armazenamento em nuvem). “Analistas de cloud estão sendo demandados e com certeza vão continuar em alta”, pontua. Esse profissional é responsável pela manutenção dos servidores das empresas e geralmente já tem prática na área de tecnologia.


O mercado financeiro como um todo está aquecido. “Momentos de crise sempre geram pressão na área financeira e há uma movimentação de vagas porque empresas de todos os setores começam a buscar peças estratégicas para o time. CFOs e gerentes de tesouraria, por exemplo, precisam se superar: apertar os custos, renegociar dívidas, negociar com os fornecedores, manter o caixa, entre outras tarefas”.


Outro setor que deve ganhar mais destaque em 2021 é o de recursos humanos (RH). “A gestão de capital humano foi crucial para as empresas que atravessaram a crise com fôlego. Por isso, os profissionais de talent aquisition (aquisição de talentos, em português), que têm como função identificar, reter e desenvolver talentos, estão em alta. Eles ajudam a manter as peças-chave das empresas durante a crise e captar outras que não faziam parte do time ainda”.


Também em destaque em decorrência da pandemia, o segmento de vendas e marketing deve se manter aquecido em 2021. “O poder de convencimento na hora da compra foi crucial na crise. Quem convence o cliente, efetiva a venda. Os gerentes comerciais e os profissionais que trabalham com experiência do cliente (customer experience, em inglês) estão em alta”.


O setor de infraestrutura também vai demandar novos profissionais. “Principalmente nos setores de saneamento e energia renovável, estamos esperando uma demanda grande por profissionais de operações, especialmente em cargos mais experientes como o de diretor de operações”.


Na área da saúde, os profissionais que trabalham com o bem-estar e saúde mental vão estar em alta também. “Psicólogos, por exemplo, encontrarão boas oportunidades porque são eles que vão manter a mão de obra produzindo, por meio do suporte à saúde mental e ao lado emocional. Há vagas dentro de organizações, como também fora, para psicólogos que atuam como autônomos”.


Cordialmente,


Litoral Contabilidade


Avenida Brigadeiro Mario Epinghaus, nº 652, sala 201, Lauro de Freitas/BA

Fone 71 3378 -1134 / 3287-1995

e-mail everaldo@litoralcontabilidade.com

www.litoralcontabilidade.com.br


0 comentário