Especialistas apontam que, negócios voltados para um estilo de vida saudável e produtos mais afetivos ganharam mais espaços no desejo dos consumidores em 2020. Estar no ambiente digital também é um fator de grande relevância.
Na hora de empreender, nem sempre a ideia do empreendedor deve ser a chave final para criar um novo negócio. Com a pandemia do novo coronavírus, muitos modelos de negócios fracassaram, porque a forma de consumir também sofreu alterações. Diante disso, olhar para o cliente, entender suas dores e necessidades é uma das peças chaves para se ter ideias de qual segmento apostar na criação de novos negócios, segundo avaliam especialistas.
Para o professor de empreendedorismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), todos os tipos de segmento podem dar certo, mas para saber no que apostar, o empreendedor deve primeiro focar naquilo que gosta e tem experiência e estar sempre atento ao perfil do consumidor, analisando suas dores e necessidades.
"Antes de tudo, você deve se perguntar o porquê de estar escolhendo aquele tipo de negócio. Você tem algum conhecimento mínimo sobre a operação desse negócio? Tem alguns empreendedores que querem entrar em um segmento sem experiência e, às vezes, isso é um problema. Neste momento que estamos vivendo,
é preciso olhar para o cliente, o isolamento social mudou o comportamento de consumo da população, é preciso estar atento a essas mudanças", pontua.
A assessora digital, comenta que, independente do ramo a ser escolhido pelo empreendedor é preciso focar em um negócio em que se tenha conhecimento e prazer em executar.
"Um dos primeiros passos é descobrir qual área que você consegue se desenvolver melhor. É preciso gostar daquilo que fazemos, para fazer com excelência, isso independe do período, na pandemia e, até no pós-pandemia. O diferencial é buscar estudar esse segmento para executar isso da melhor forma. O empreendedor também deve agir dentro de sua própria essência, criar algo e agir de forma como ele realmente é", avalia.
Adaptação
Devido a pandemia, muitos negócios tiveram que se reinventar para conseguir sobreviver ao período de isolamento social. De acordo com o professor da Unifor, as ferramentas virtuais foram grandes aliadas neste período, para garantir o bom funcionamento dos negócios, independente do segmento.
"Tudo acontece a partir da necessidade do cliente. Esse período tem nos ensinado que os modelos de negócios, que não orbitavam ainda pelo mundo virtual, se mostraram altamente desatualizados. E, a crise evidencia esses modelos de negócios que vão ser obsoletos em um futuro próximo. Então, migrar para a virtualização, ter estratégias dentro das plataformas, é algo essencial", comenta.
O professor exemplifica que, com as mudanças de comportamento do consumidor, serviços como os de restaurantes, deverão estar aptos a operar em sistema de entregas, cardápios digitais, bom uso das redes, para que o cliente esteja mais inteirado sobre o que está consumindo.
Ideias de negócios promissores para 2020
O professor de empreendedorismo reforça que, independente do segmento escolhido, é possível ter bons resultado. No entanto, ele pontua alguns segmentos que estão tendo destaque, neste ano. Veja:
· Serviços de streaming
· Ferramentas online (como plataformas de reuniões)
· Cursos online
· Serviços de entrega
· Assinatura de livros e vinhos
· Segmentos de vida saudável
Ele pontua que, após a pandemia, as pessoas irão dar mais atenção aos assuntos
relacionados à saúde. Logo, os negócios que orbitam em torno da esfera de vida
saudável, poderão ser mais promissores.
Já a assessora digital, analisa que os produtos e serviços voltados para
a personalização e afetividade ganharam mais espaço no consumo das pessoas,
neste ano. Como, presentes personalizados, trabalhos de gráfica que giram em
torno da confecção deste itens e serviços de alimentos, como bolos e doces
personalizados.
DICAS PARA EMPREENDER
De acordo com os especialistas, antes de começar, o empreendedor deve realizar
uma auto análise e entender suas motivações por trás daquele negócio. Algumas
perguntas que podem ser feitas, são:
O que está me levando a fazer isso?
Faz parte do meu estilo de vida?
Estou visando um negócio de rápido crescimento?
Isso se relaciona como com os meus objetivos pessoais e profissionais?
Após estes questionamentos, o futuro empreendedor deve estudar sobre seu
mercado, público-alvo e definir soluções em torno de seu produto para oferecer
aos clientes.
CONFIRA MAIS ALGUMAS DICAS:
Como faço para que meu produto tenha um diferencial dentro do nicho em que
atuo?
O professor aponta que, é preciso estar de olho no cliente, pois todo negócio deve
ser a resposta de um problema que ainda não foi resolvido pelo mercado, até
mesmo para se diferenciar.
O diferencial não sou eu como empreendedor que estabeleço, eu estabeleço a
partir do entendimento da necessidade dos meus clientes e das demandas não
atendidas do mercado. Quais soluções eu consigo perceber para solucionar a dor
deste cliente? A minha solução se diferencia em quê das que já existem no
mercado? É preciso saber, pelo menos minimamente, em que mercado está
operando, quais os seus clientes, quais os critérios levam o cliente do ponto de
vista pessoal, funcional e emocional escolher os seus produtos comenta.
Como empreender com pouco dinheiro?
O professor de empreendedorismo, comenta que antes de tudo, é preciso atuar
dentro de um segmento que faça sentido para o empreendedor, não tendo foco só
nos resultados, mas nas crenças e valores creditadas dentro daquele serviço ou
produto.
O aconselhável, é pôr a mão na massa e tentar, mesmo que se tenha poucos
recursos. Teste. Faça protótipos do seu produto, escute o desejo dos clientes,
adapte e depois faça um produto para lançar, deixe que ele ganhe o seu mercado. É
uma lógica de escalabilidade, como você pode ir crescendo aos poucos, isso é
aplicável a qualquer segmento.
É obrigatório estar nas redes sociais?
Sim. Para a assessora digital, o empreendedor deve ter em mente que é preciso
estabelecer um ambiente de relacionamento, entre a marca (produto) e os clientes.
E, as redes sociais são canais que mais facilitam esse diálogo.
Cada vez mais as pequenas empresas tem visto a importância que é adentrar nas
redes sociais, por permitir uma maior proximidade, relacionamento com as
pessoas, avalia.
Como montar meu perfil nas redes?
De acordo com a assessora digital, os primeiros passos são compreender a si e ao
seu produto, estudar sobre e depois mostrá-lo.
Veja o passo a passo:
· Criar a rede (caso não se tenha)
· Dê preferência a contas comerciais (fornecem mais informações para o
empreendedor)
· Montar uma estratégia, analisando seu produto e aquilo que você deseja
comunicar.
A primeira publicação deve ser uma apresentação sobre "quem você é"
Ela aconselha que nesta publicação, se for pessoa física, o conteúdo deve ser feito
em forma de vídeo, já para as empresas, o mais recomendado é que seja por meio
de imagens.
Como posso melhoras minhas redes sociais para atrair clientes?
A assessora digital comenta que é preciso ter um foco no conteúdo. " A primeira
coisa a se entender, é que o seu post é importante, porque as pessoas irão
visualizar aquilo. Comunique sempre com uma linguagem solucionadora, as
pessoas vão até as redes para procurar soluções, e essas soluções precisam
chegar de forma clara e sucinta. A postagem precisa ter clareza e mostrar para as
pessoas que te seguem um conteúdo real, útil", comenta.
VEJA ALGUMA DICAS:
· Não usar textos grandes nas legendas
· Mostrar um conteúdo real
· Ter persistência
· De acordo com o seu produto, mostrar ele na sua rotina
· Mostrar um pouco do seu dia-a-dia
Cordialmente,
Litoral Contabilidade
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