top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitoral Contabilidade

Desemprego não cai e segue em nível recorde, aponta IBGE

O número de desempregados manteve-se estável, em 14,8 milhões de pessoas, no trimestre encerrado em abril, segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de desocupação ficou em 14,7%, 0,4 ponto percentual acima do trimestre anterior.



Foto: R7 Economia




“O cenário foi de estabilidade da população ocupada (85,9 milhões) e crescimento da população desocupada, com mais pressão sobre o mercado de trabalho”, diz a analista da pesquisa, Adriana Beringuy. Segundo ela, o nível de ocupação (48,5%) continua abaixo de 50% desde o trimestre encerrado em maio do ano passado, o que indica que menos da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país.


O número de pessoas ocupadas ficou estável em todas as atividades, com exceção do comércio. Houve uma queda de 2,3% em reparação de veículos automotores e motocicletas. “O comércio é uma atividade que tende a não apresentar crescimento nos trimestres encerrados em abril. Esse comportamento de retração do comércio é sazonal”, afirma Beringuy.


Raio-x do trabalho no Brasil


Ocupação: 85,9 milhões de pessoas estavam no mercado de trabalho, o que representou estabilidade frente ao trimestre anterior.


Subutilização: O número de pessoas subutilizadas cresceu 2,7% em comparação ao trimestre anterior, chegando a 33,3 milhões de pessoas, com taxa de 29,7%. “Isso mostra que vem aumentando o número de trabalhadores que têm disponibilidade para trabalhar mais horas do que aquelas habitualmente trabalhadas”, afirma Beringuy.


Desalentados: são aqueles que desistiram de procurar emprego, porque acreditam que não vão encontrar. São 6 milhões nesta situação, número estável frente ao trimestre anterior, mas cresceu 18,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.


Informalidade: o número de trabalhadores por conta própria (24,0 milhões) subiu 2,3% frente ao trimestre móvel anterior (mais 537 mil pessoas) e 2,8% (mais 661 mil pessoas) na comparação anual. A taxa de informalidade foi de 39,8% da população ocupada, o que representa 34,2 milhões de trabalhadores informais.


Eram 9,8 milhões de pessoas empregadas sem carteira assinada no setor privado, estável em comparação ao trimestre anterior, e 24 milhões de trabalhadores por conta própria, com crescimento de 2,3%.


Os trabalhadores domésticos somaram 5 milhões, número estável frente ao trimestre anterior, mas 10,4% menor do que existia no mesmo período de 2020.


Rendimento real: ficou estável em R$ 2.532.



Cordialmente,

Litoral Contabilidade


Avenida Brigadeiro Mario Epinghaus, nº 652, sala 201, Lauro de Freitas/BA Fone 71 3378 -1134 / 3287-1995 e-mail everaldo@litoralcontabilidade.com www.litoralcontabilidade.com.br

0 comentário
bottom of page