Ter o próprio negócio é um sonho de muitos brasileiros. No entanto, para iniciar um empreendimento é preciso mais do que vontade e uma ideia inovadora. É necessário planejamento e bastante conhecimento, segundo especialistas da área. Para a professora da disciplina de empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará, uma das principais chaves para começar a empreender com sucesso é compreender com propriedade o mercado em que está se inserindo, ter conhecimento e experiência na área de atuação e paixão. "É preciso compreender o comportamento do mercado em si e das pessoas que podem vir a se tornar clientes, é necessário conhecer a real necessidade daquele cliente, para assim propor uma solução", explica. "É preciso preparo, conhecimento de ferramentas de gestão e planejamento do negócio, isso do ponto de vista técnico. Do ponto de vista pessoal, ele tem que ter experiência no que está se propondo a fazer, conhecimento no setor que ele está pensando em empreender e paixão por aquilo que ele vai fazer", comenta. Já para a assessora executiva do Sebrae-CE, o primeiro passo a ser dado é ter uma boa ideia que atenda a uma oportunidade. "Ter uma ideia, não basta. É importante fazer perguntas e respondê-las: porque eu quero iniciar esse negócio? porquê as pessoas comprariam esse produto? O que eu já conheço dessa atividade, quais são meus pontos fortes e o que ainda preciso aprender?", analisa.
PRINCIPAIS ERROS Um dos principais erros cometidos pelos novos empreendedores é não compreender de fato, qual é o seu público-alvo e quais são suas necessidades. Segundo o professor de empreendedorismo, não ter um público focalizado, pode fazer com que o empreendedor entre em áreas, onde o mercado já esteja "muito saturado", ou que não há uma perspectiva de crescimento. "Sem organização, ele (o empreendedor) pode acabar entregando aquilo que o mercado não precisa, em um mercado saturado, ou até mesmo em um mercado que ele não tem experiência e conhecimento, que são importante para gerenciar o novo negócio", pontua. Na visão da assessora executiva do Sebrae-CE, um dos erros mais comuns é acreditar "demais na ideia" e não ficar atento ao mercado e não ter persistência no novo negócio. "O principal erro é a falta de planejamento e isso inclui: não entender qual é o seu público alvo e sair “atirando” para todos os lados, não saber qual é custo do seu negócio, quanto a empresa necessita mês a mês para funcionar, qual o capital de giro necessário isso impacta no fluxo de caixa e na projeção das vendas", avalia. PERGUNTAS E RESPOSTAS: COMO EMPREENDER COM SUCESSO
Por onde devo começar?
De acordo com a professora, antes de iniciar um novo negócio, é preciso estar atento há alguns quesitos. Veja: - Entender o comportamento do mercado - Identificar especificamente o que o cliente deseja - Acompanhar as tendências - Se atualizar sempre - Apostar no conhecimento e na experiência - Ter fontes de relacionamento (network) - Organização e planejamento
Como empreender sem uma boa ideia de negócios?
Para a professora, nesses casos, o aconselhável é acompanhar as tendências de mercado,
estar bem informado e ter network. "Para começar algo sem ideias, é preciso acompanhar tudo, jornais, revistas, redes sociais? Onde está sendo investido neste momento? O que as pessoas estão mais precisando agora?", afirma.
São vendo essas tendências, que o empreendedor pode começar a pensar e compreender melhor o que o mercado está precisando".
Como começar do zero?
A assessora do Sebrae avalia que nesses casos é importante estar seguro com sua ideia e buscar obter conhecimento sobre o mercado em que se deseja atuar. "É importante participar de cursos, seminários que lhes mostre as possibilidades de mercado. O mais importante é não iniciar se você não está seguro do que está fazendo, trace um plano com metas bem definidas e procure ajuda de especialista caso necessário", comenta.
Como iniciar com pouco dinheiro?
Para aqueles que desejam empreender, mas não possuem uma reserva financeira elevada, o recomendado é que se busque os "próprios recursos", que é pedir ajuda as pessoas mais próximas, como família e amigos.
"A primeira opção de financiamento que a gente aconselha são os recursos próprios, família ou amigos, aquele grupo mais próximo do empreendedor que
acredita no sonho dele também. Dentro desses recursos, o empreendedor deve se adequar ao que ele tem, depois conforme for crescendo se adequar a outras formas de financiamento", pontua a professora.
Na análise da assessora após a realização do plano de negócios, o empreendedor pode ter uma visão mais ampla do volume de recursos necessários para começar.
"Hoje é comum as pessoas empreenderem e irem escalando, ganhando escala,
aumentando o volume de produção e de vendas aos poucos. Se isso ficar claro no plano de negócio o empreendedor terá mais segurança. O importante é ter
determinação e não desistir no primeiro obstáculo ", avalia.
Cordialmente
Litoral Contabilidade.
Comments