top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitoral Contabilidade

Como não deixar o trabalho te consumir

Algumas dicas...



Você sabe como não deixar o trabalho te consumir? Ou é aquela pessoa que simplesmente vai trabalhando, trabalhando, trabalhando… E quando se dá conta, está vivendo uma crise psicológica intensa?


Reflita um pouco sobre isso.


Neste conteúdo, trouxemos algumas considerações que podem minimizar as chances de que isso aconteça. Nosso intuito é lhe auxiliar com a sua autoanálise. Acompanhe.


Como não deixar o trabalho te consumir?


Antes de tudo, não pense que existe uma fórmula única de como não deixar o trabalho te consumir. É preciso, na verdade, conhecer quem você é. Apenas esse conhecimento de si é que tornará viável um trabalho mais equilibrado e com menos chances de sobrecarga.

Por isso, frisamos a importância de você fazer a sua autoanálise, e considerar as nossas dicas como um ponto de partida para isso. Vamos lá?


1. Comece pelo autoconhecimento e entenda os seus limites


O autoconhecimento sempre será o primeiro e mais importante passo nessa jornada de não deixar o trabalho te consumir. Afinal, você precisa entender quais são os seus limites, tanto emocionais, como laborais de fato.


Compreenda quais são as suas habilidades, pontos fortes e fracos, e aprenda a desenvolver uma rotina de trabalho a partir desse conhecimento.

Desse modo você evita de aceitar trabalhos que não condizem com as suas habilidades e forma de atuar, por exemplo.


2. Posicione-se melhor e saiba dizer não.


Aprender a dizer “não” pode parecer algo quase impossível para algumas pessoas. Porém, não existe caminho mágico que evite esse tipo de situação. Se você realmente quer evitar que o seu trabalho lhe consuma, então é preciso aprender a negar alguns pedidos.


E, inclusive, é preciso negar pedidos do seu chefe! Não é porque ele é o seu gestor que pode, simplesmente, fazer com que você faça tudo o que ele desejar. Mas sim, é necessário entender quais são os limites para negar algumas coisas – sempre usando bons argumentos, é claro.


3. Priorize a sua saúde


A sua saúde deve ser priorizada. Jamais coloque a sua saúde em segundo plano se você quer não deixar o trabalho te consumir. Afinal, se você simplesmente focar apenas no trabalho, investindo em maus hábitos, por exemplo, essa conta chegará mais tarde. Cuidado!


4. Fuja do perfeccionismo


Pare de tentar ser uma pessoa perfeita em tudo o que você faz. Isso não existe em nenhum contexto da vida de um ser humano! Seja mais gentil e flexível com você nesse sentido, a fim de ter mais leveza e bem-estar no seu dia a dia.


5. Delegue algumas atividades


Não queira ser um super herói que resolve tudo sozinho. Delegar atividades pode aliviar a sua carga de trabalho, promovendo assim mais qualidade de vida para você.


6. Faça pausas ao longo da sua rotina de trabalho


Lembre-se ainda de que não somos máquinas que nunca param de trabalhar. Precisamos de pausas, descansos e momentos para relaxar. E isso deve acontecer, inclusive, durante a rotina de trabalho.


Pois dessa maneira você dá um “restart” na sua mente e pode voltar ao trabalho com muito mais motivação e energia.


Cuide da sua saúde!


Cordialmente,

Litoral Contabilidade

0 comentário
bottom of page