Toda empresa deve ter um bom programa de benefícios corporativos. Requisitados
pelo mercado de trabalho, os benefícios são essenciais para garantias básicas de
bem-estar, qualidade de vida no trabalho e boa relação empresa–funcionário.
Isso quer dizer que muitas organizações precisam mudar o seu ponto de vista
sobre o que oferecem: benefícios não são um extra, um algo a mais; muito pelo
contrário, eles são fundamentais e possuem um papel primário – ao lado
do salário, ferramentas adequadas e outros direitos essenciais oferecidos pela
empresa.
Promover esse alinhamento interno, que enxerga a troca entre corporação e
colaborador de maneira mais realista, é imprescindível para compreender o que de
fato são benefícios corporativos; por que oferecê-los; e quais benefícios devem ser
contemplados.
O QUE SÃO BENEFÍCIOS CORPORATIVOS?
Entre aqueles que são obrigatórios por lei, quando se fala do regime CLT, e dos
ditos adicionais ou opcionais – embora já estejamos desenvolvendo o olhar de
necessário, ao invés de opcional –, os benefícios corporativos são acessos a
recursos que melhoram a vida do trabalhador e incrementam a qualidade do seu
relacionamento com seu empregador.
Entendendo, portanto, que deve haver acesso a algo que promova impacto
positivo real (no dia a dia do profissional e seu contato com a empresa), não se
deve oferecer simplesmente qualquer benefício. É preciso estar atento as
necessidades do momento, dialogando com as equipes e se informando sobre
novas tendências que estão revolucionando a maneira como entendemos o que é
um benefício.
SEU FUNCIONÁRIO É UM INDIVÍDUO DINÂMICO?
Empresas estão em constante evolução porque as pessoas estão sempre em
movimento. Se o que você oferece para fora deve mudar com o tempo, adaptando-
se a novas demandas de mercado, o mesmo vale para o seu público interno. Seu
funcionário não se contenta com o mesmo que é oferecido há anos e, conforme ele
se desenvolve, suas necessidades mudam.
Assim sendo, se ao desenvolver um produto ou serviço, sua empresa deve
procurar entender seus clientes, ao oferecer benefícios aos colaboradores, esses
precisam ser compreendidos também. Enxergá-los com respeito, reconhecendo
suas humanidades, é um ponto central na hora de aprimorar seu relacionamento.
As exigências por direitos e benefícios não é algo novo e nunca deixará de existir.
Mesmo assim, esse é um processo que sempre passará por diversas
transformações, enquanto evoluímos como profissionais, pessoas e sociedade. E
para se manter como participante ativo nesse cenário, toda empresa deve saber
ouvir e se adaptar.
POR QUE OFERECER BENEFÍCIOS CORPORATIVOS?
Até aqui, deixamos claro que muitos dos motivos para se ter um programa de
benefícios é por tudo que isso tem de bom a oferecer para o colaborador. Mas,
certamente, há também claras vantagens dos benefícios para as empresas. Levando
em conta que um contrato significa uma troca, ambos os lados saem ganhando
quando é feito um investimento para aproximação das partes.
PRINCIPAIS VANTAGENS DOS BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS
Empresa mais atrativa para o mercado de trabalho
Colaboradores mais fiéis e comprometidos
Equipes veem um aumento significativo na produtividade
Reduzem-se problemas com faltas e atrasos
Imagem da empresa melhora frente à concorrência
É interessante e importante notar como todas essas vantagens dos benefícios para
as empresas só acontecem pela via de mão dupla: uma vez que existe uma melhora
real para o profissional, a organização sente o Retorno do Investimento (o ROI).
MAIOR ATRATIVIDADE DA EMPRESA
Uma boa corporação é feita de bons profissionais. Uma excelente, então, tem
colaboradores acima da média. Acontece que trabalhadores com bom desempenho
são mais exigentes, já que sabem do seu valor. Como forma de reconhecimento
desse valor, esses profissionais esperam por bons benefícios corporativos. Ou seja,
se a sua empresa não os garante, ela pode estar perdendo grandes oportunidades de
formar equipes melhores.
FIDELIDADE DOS COLABORADORES
Se bons benefícios fazem com que pessoas queiram entrar, eles também fazem
com que colaboradores não queiram sair, reduzindo a rotatividade. É preciso
reconhecer: os profissionais não ficam mais tanto tempo no mesmo emprego e a
competição por eles, hoje em dia, é alta; logo, quando seu colaborador encontra na
empresa uma fonte de apoio, saúde e bem-estar, ele tende a querer permanecer
nela.
AUMENTO NA PRODUTIVIDADE
Benefícios estão intimamente ligados à motivação no trabalho. Enquanto que a
motivação leva as maiores taxas de produtividade. Por isso, o dinheiro gasto em
benefícios volta rápido e facilmente em forma de entregas mais eficientes,
completas e dentro do esperado. E, assim, pode-se ir além, desenvolvendo um
trabalho excepcional que não faça só o mais do mesmo e gere estresse excessivo.
QUEDA NO ABSENTEÍSMO
Nenhum profissional abre mão com facilidade de bons benefícios. Por conta
disso, seu senso de compromisso e responsabilidade aumenta, reduzindo
problemas com ausência constante e faltas excessivas (o absenteísmo). Ao passo
que benefícios que garantam mais saúde, especialmente saúde emocional,
diminuem a incidência de doenças provocadas por estresse e ansiedade, que
costumam provocar afastamentos.
MELHORA NA IMAGEM
Trabalhadores se falam e isso afeta a forma como o mercado de trabalho e o de
consumo veem uma determinada organização. Com acesso a diferentes recursos,
possibilitado pela empresa, os relatos dos profissionais fazem com que uma marca
ganhe uma nova força; sobrepondo-se àquelas que não realizam esforços do
gênero com seus colaboradores.
QUAIS BENEFÍCIOS CORPORATIVOS OFERECER?
Você já conhece diversos benefícios, sejam porque são determinados por lei, seja
porque já foram padronizados no mercado, dentre eles: plano de saúde; plano
odontológico; férias; 13o salário; vale-transporte; vale-refeição; vale-alimentação;
e assim por diante. Abaixo, gostaríamos de destacar alguns que estão bem
alinhados com as novas práticas de empresas líderes de mercado.
MAIS FLEXIBILIDADE
Nesse caso, ao falar sobre flexibilidade, abordamos diferentes benefícios: (1)
horários flexíveis, com uma jornada que se adapte às rotinas de cada um; (2) home
office, pensando nas mudanças de mindset pós-pandemia, o trabalho remoto passa
a ser visto como essencial para vários trabalhadores; (3) folgas, em dias mais
curtos na sexta-feira, de aniversário, para o happy hour da equipe ou como
bonificação por cumprimento de metas.
VALE-CULTURA
No século XXI, entende-se que toda pessoa precisa mais do que locomoção e
comida para viver e trabalhar. Acesso a cultura e lazer pode e deve ser um
benefício corporativo a ser contemplado. Com um vale-cultura, seus colaboradores
podem ir a museus, cinemas e teatros, desenvolvendo uma vida mais rica e
saudável fora do ambiente de trabalho – o que o motiva durante o “horário
comercial”.
CURSOS
Cursos de línguas, especialização, comunicação e, até, de áreas não
necessariamente ligadas a atuação na empresa devem ser incentivados. Mais do
que isso, as empresas podem ter programas que cubram integralmente ou em parte
o valor da mensalidade, além de compreender que esse tempo no curso é um
investimento, não uma ausência.
ATIVIDADES FÍSICAS
Para muitos trabalhadores, o emprego se torna um impeditivo para a prática de
atividades físicas, o que os leva à frustração. Assim sendo, é possível
desenvolver parcerias para que algo tão simples, como ir à academia, possa
acontecer da melhor maneira possível. Dessa maneira, criam-se equipes mais
felizes e saudáveis.
SAÚDE EMOCIONAL
Até bem recentemente, o entendimento de cuidado com saúde por parte das
organizações era limitado à sua compreensão física. Contudo, em tempos
de Síndrome de Burnout, entende-se que essa preocupação deve se dar também no
âmbito mental e psicológico. Entra, então, o cuidado com a saúde emocional.
Redução de ansiedades, busca por um propósito, ajuda com relações interpessoais,
tudo isso, e muito mais, entra no apoio emocional que um colaborador pode
receber. Esse, portanto, tem sido um dos benefícios corporativos que mais têm
revolucionado a gestão de equipes e a atuação do departamento de RH.
SAÚDE EMOCIONAL COMO BENEFÍCIO CORPORATIVO
Num primeiro momento, oferecer acesso a apoio emocional pode parecer muito
alheio à empresa, já que diz respeito a particularidades e privacidades de cada um.
Contudo, conforme se reconhece o papel de uma organização na vida de seu
funcionário, mais se vê a necessidade de encarar esse papel; já que são muitos os
impactos positivos que uma ação dessas pode gerar.
ANSIEDADE, ESTRESSE E FADIGA
O acúmulo de ansiedade e estresse drena a energia de qualquer pessoa, o que pode
levar seu trabalhador a situações de extrema fadiga e esgotamento mental. Por
outro lado, com o devido cuidado, o profissional descobre maneiras de gerenciar
esses sentimentos, se descobrindo mais feliz, completo e com mais energia para
percorrer seus próprios caminhos.
AMBIENTE ULTRA-COMPETITIVO
Má comunicação com muito estresse costuma criar ambientes com muita
competição e pouco trabalho em equipe. Felizmente, acompanhamentos por
especialistas em saúde emocional ajudam a aprimorar as habilidades de
comunicação de uma pessoa; que aprende a se expressar melhor e reconhecer as
limitações e emoções do outro.
DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
A falta de autocuidado e autoconhecimento pode levar ao desenvolvimento
de doenças psicossomáticas. Além de extremamente incômodas, podendo se
desenvolver em condições mais graves, essas doenças afetam a produtividade. E
muito melhor do que remediar é prevenir – com a ajuda de um parceiro que cuide
da saúde emocional dos seus colaboradores.
DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
Muitos fatores podem levar a desmotivação profissional. Um deles é a falta de
perspectiva e propósito. A pessoa que não consegue se conhecer, se observar e se
investigar dificilmente saberá qual caminho quer seguir, sentindo-se sempre presa
e desmotivada. Assim sendo, o acompanhamento de um psicólogo, por exemplo,
pode clarear a visão dessa pessoa, que passará, inclusive, a enxergar o papel real
da empresa em sua vida.
TRANSTORNO DEPRESSIVO
Nós podemos listar diversos transtornos que afetam consideravelmente a
qualidade de vida do trabalhador e o seu desempenho. No momento, vamos falar
somente da depressão, que tem por característica levar a pessoa a um estado mais
recluso e inerte. Para evitar entrar e, também, para sair de um quadro depressivo,
especialistas em saúde emocional são necessários.
Para nós, o bem-estar e a felicidade vêm sempre em primeiro lugar, entendendo
que saúde emocional deve contar com o apoio de um benefício corporativo. Leve
essas mesmas preocupações para sua empresa também e transporte seu trabalho de
RH para o século XXI.
Cordialmente,
Litoral Contabilidade.
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