top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitoral Contabilidade

4 Dicas para ser um líder melhor em 2020


Algumas pequenas atitudes podem ajudá-lo a manter sua saúde física e mental, assim como a da sua equipe


Se você é um empreendedor ou comanda qualquer tipo de equipe, ser um líder melhor deve estar entre suas metas para 2020. Mais do que ser uma figura presente e eficiente, esse perfil de profissional deve ser capaz de estimular seus colaboradores e garantir a produtividade da sua empresa como um todo. Mas, como você deve imaginar, essa tarefa não é nada fácil. Entre as coisas que devem ser consideradas por um líder está o bem-estar físico e emocional de seus colaboradores. Por mais que o conceito possa parecer simples, desempenhar essa função esconde uma série de desafios, que precisariam estar no radar de qualquer pessoa em posição de liderança. Quer saber quais são? O fundador da consultoria SGEi, Shane Green, escreveu um artigo para o portal Forbes com quatro dicas que vão te ajudar a ser um líder melhor em 2020. Confira: Comece seu dia corretamente Para muitas pessoas, o som do alarme é a primeira coisa que se ouve ao iniciar um novo dia. Mas você já parou para pensar em como acordar abruptamente pode afetar a sua saúde física e mental? Pesquisadores da Universidade de Munique realizaram um levantamento que mostra que o despertar súbito, muitas vezes provocados por esses dispositivos, está relacionado a problemas como a obesidade.

Manter um ciclo natural de sono pode trazer grandes benefícios para o bem-estar de um líder. Apesar de ser difícil eliminar esses dispositivos completamente do seu cotidiano, algumas medidas podem ajudar a amenizar seus efeitos negativos. Experimente, por exemplo, trocar o alarme por sua música preferida ou por sons da natureza. Outro ponto que merece sua atenção é o café da manhã. Opte por refeições balanceadas e de fácil digestão, de modo que seu metabolismo possa começar o dia com mais eficiência. Permaneça ativo no trabalho Começar a praticar exercícios e frequentar a academia é uma da promessas de ano novo mais comuns. Entretanto, no final de janeiro, a motivação de muitas pessoas vai se encontrar abalada. É de conhecimento geral que, para manter uma rotina saudável e cheia de energia, a atividade física é necessária. Você pode encontrar dificuldade em manter esse costume devido a sua rotina corporativa, mas ainda existem opções.

Experimente se manter ativo durante seu expediente. Experimente realizar mais tarefas em pé, usar mais as escadas e caminhar bastante enquanto visita as estações de trabalho da sua equipe. Faça intervalos adequados Os intervalos costumam ser encarados como grandes inimigos da produtividade. Afinal, se você não está trabalhando, as tarefas não serão realizadas. Mas a realidade não é bem assim. Quando os funcionários passam muito tempo compenetrados em uma tarefa só, a chance de a qualidade do serviço ser comprometida é muito grande. Somos humanos, não máquinas, e precisamos de algum tempo de repouso para recuperar a energia. Sem intervalos adequados, toxinas liberadas por conta do cansaço e estresse tomam conta do seu corpo. Elas se acumulam gradualmente, durante todos os dias, até o momento em que você vai se sentir saturado. Por conta disso, é importante tirar um tempo para si mesmo. Levante-se da sua mesa, caminhe um pouco, beba água e talvez coma alguma coisa. Tais atitudes vão ajudá-lo a trabalhar melhor..

Desconecte-se de dispositivos eletrônicos Enquanto você faz seu intervalo, tente manter-se distante do seu computador, celular ou qualquer que seja o dispositivo eletrônico que prende a sua atenção. Aproveite esse tempo para pensar em ideias novas, manter contato presencial com sua família e amigos ou só refletir. Isso não será fácil: os tempos modernos exigem que o líder mantenha se mantenha constantemente conectado. Mas você perceberá que essas pequenas atitudes irão aprimorar sua saúde física e mental.

Cordialmente,


Litoral Contabilidade.


1 comentário
bottom of page