top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitoral Contabilidade

3 sinais de que você sofre com a síndrome do impostor.

Como o empreendedor pode reconhecer o problema para enfrentar os desafios o quanto antes

Foto: UFMG



Quer um negócio e ser seu próprio chefe não garante uma vida livre de estresse e de ansiedade. A síndrome do impostor – quando o indivíduo duvida de si mesmo e se vê como insuficiente ou incompetente – acomete empreendedores com certa frequência.


Quem sofre com a síndrome do impostor costuma subestimar de maneira persistente seu próprio sucesso e acaba atribuindo suas realizações à sorte ou a outros fatores externos.


Embora seja normal se questionar sobre os feitos alcançados e as habilidades pessoais de vez em quando, não é saudável deixar que estes pensamentos ditem os rumos do negócio e suas decisões. Confira a seguir três sinais de alerta e descubra se você sofre com a síndrome do impostor:


1.Você sempre faz coisas demais


Como dono de uma empresa, seu tempo é valioso. Portanto, aprenda a delegar tarefas simples e se dedique às atividades que agregam mais valor ao negócio. Quem sofre com a síndrome do impostor não compreende quão precioso é o próprio tempo, tem dificuldade para enxergar valor no trabalho que realiza e raramente delega tarefas


2. Você não comemora suas vitórias


É difícil para você celebrar suas conquistas? Você tem dúvidas sobre suas próprias habilidades como líder e sente que qualquer sucesso que você alcance é simplesmente obra do acaso ou de forças externas? Então fique atento! Um líder deve entender a importância de comemorar os feitos ao longo do caminho. Lembre-se também de incentivar toda a sua equipe a fazer o mesmo.


3. Você sempre precisa de validação


Repare se você pratica o micro gerenciamento em sua empresa como uma espécie de autoafirmação, uma forma de validar a si mesmo e sua posição no negócio. O primeiro passo para superar a síndrome do impostor é admitir que o problema existe.


Depois, é necessário entender o motivo de tais sentimentos e, então, trabalhar para encontrar maneiras alternativas de lidar com eles. Um bom líder tenta criar uma base para que seus negócios não precisem de sua contribuição constante. Ele treina a equipe para manter o empreendimento funcionando sem sua total atenção no dia a dia.



Cordialmente,

Litoral Contabilidade

0 comentário
bottom of page